Você está em: Página Inicial > COMUNICADO IMPORTANTE – Portaria do Ministério da Saúde

COMUNICADO IMPORTANTE – Portaria do Ministério da Saúde

O estabelecimento de uma relação harmoniosa e de confiança entre médicos e pacientes é fator fundamental para o resultado de qualidade na Medicina. É neste contexto que a Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) apoiam e defendem a recente portaria do Ministério da Saúde que propõe o não uso do termo “Violência Obstétrica” nas comunicações e políticas públicas no cuidado à mulher. Termos e palavras que estimulem o embate e o conflito não propiciam um ambiente adequado para a assistência obstétrica no Brasil e no mundo.

Nós, das entidades médicas, somos a favor de que as mulheres, grávidas ou não, sejam tratadas sempre com carinho, respeito e atenção.

Trabalhamos permanentemente para que, em um momento tão importante na vida da mulher como a gravidez e o parto, ela e a sua família sejam acompanhadas em um ambiente acolhedor e inclusivo.

Lutamos para que as condições do pré-natal, do parto e do puerpério tragam segurança para a vida da mulher e dos seus filhos.

Temos que alcançar estes objetivos com trabalho em conjunto, unidos em um projeto de melhoria contínua da Saúde em nosso País.

Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (SOGIMIG)

Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG)

Associação Médica de Minas Gerais (AMMG)

Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG)