Você está em: Página Inicial > Discurso De Posse Agnaldo Lopes da Silva Filho

Discurso De Posse Agnaldo Lopes da Silva Filho

Autoridades, caros homenageados e amigos boa noite.

Inicialmente gostaria de agradecer o enorme aprendizado obtido com os colegas com quem tive o privilégio de conviver como diretor executivo nas gestões do Dr. Victor Hugo de Melo, Dr. Marcelo Lopes Cançado e Dra. Maria Inês de Miranda Lima. A competência profissional, o forte componente ético, o espírito associativo e a diversidade de pensamentos que convergem para o interesse institucional, foram uma verdadeira lição de vida. Agradeço a diretoria aqui hoje constituída que luta com empenho pela SAÚDE DA MULHER EM FOCO: pela Ginecologia e Obstetrícia de qualidade para a paciente e para o médico.

Vivemos um novo mundo com a queda de vários paradigmas, e teremos grandes desafios pela frente. Gostaria de compartilhar lutas, anseios e preocupações com a nossa especialidade, mas principalmente uma visão otimista de que mudanças podem significar progresso e melhorias.

A mudança no modelo de assistência obstétrica é uma realidade. Estamos em uma fase de rever conceitos e atitudes. Defendemos o direito das mulheres, a boa prática de assistência obstétrica e somos contra qualquer tipo de violência. Defendemos o trabalho digno do obstetra evitando que o mesmo seja “demonizado” pela mídia, por colegas ou por instituições. Nenhum profissional pode atuar sozinho na assistência à saúde, por isso incentivamos a formação de equipes multiprofissionais que incluam enfermeiras obstétricas. Em contrapartida, combatemos qualquer tipo de assistência ao parto que exclua o médico obstetra da equipe multiprofissional. Com relação às decisões de intervenção no curso do trabalho de parto, deve-se estabelecer uma hierarquia na equipe, cabendo ao médico obstetra a chefia da mesma.

Nas últimas gestões, a SOGIMIG tem trabalhado em parceria e sintonia com o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Reafirmamos o nosso compromisso junto com essas instituições, de procurar garantir uma politica eficaz que valorize os tocoginecologistas e ofereça a eles uma educação médica de qualidade com a chancela da SOGIMIG. Lutar junto à essas instituições para a manutenção das maternidades em condições apropriadas de atendimento e de acordo com a legislação, que exige uma equipe médica mínima para o seu funcionamento.

O desgaste causado pelas perdas acumuladas nos honorários médicos ao longo dos anos e a falta de equilíbrio na relação entre médicos e operadoras de saúde são evidentes. Os valores por consultas e procedimentos têm tido reajustes tímidos. Sem remuneração e condições de trabalho adequadas não há paixão que resista. Estimativas sugerem que 13% dos obstetras decidiram abandonar a Obstetrícia em busca de melhores condições de trabalho em outras áreas da Ginecologia ou mesmo em outras especialidades. Trata-se de uma constatação séria que pode trazer grande prejuízo na qualidade da assistência oferecida.

A educação médica continuada é um dos pilares de atuação da SOGIMIG, por meio de informações científicas de alta qualidade que apoiem nossos associados. Vamos reeditar o Manual SOGIMIG de Ginecologia e Obstetrícia e elaborar um Manual SOGIMIG de emergências Ginecológicas e outro manual SOGIMIG de emergências Obstétricas, além de elaborar pareceres SOGIMIG sobre temas atuais de interesse. Reafirmamos que os programas de residência médica em Obstetrícia e Ginecologia e o título de especialista da FEBRASGO constituem ferramentas importantes para o futuro da tocoginecologia no Brasil.

Nós médicos não somos apenas cientistas, somos conselheiros e testemunhas vivas da beleza do ser humano, assim como de suas limitações e vulnerabilidades. A Ginecologia e Obstetrícia nos permite vivenciar situações extremamente importantes para nosso crescimento pessoal e profissional. Além de ser uma especialidade onde em grande parte das vezes somos o único médico da mulher. Nesses casos nossas atribuições extrapolam em muito às questões referentes ao trato genital. Somos os médicos responsáveis pela Saúde da Mulher, o que confere à nossa especialidade uma nobreza ímpar. Dessa forma, não seremos descartados ou substituídos, temos uma alta demanda por atendimentos, diferentes áreas de atuação e um exercício professional extremamente gratificante.

Temos história! A SOGIMIG foi fundada em 02 de junho de 1945 e no próximo ano completará 70 anos de existência. A missão da SOGIMIG é a de promover ações para fomentar a satisfação do exercício profissional dos médicos ginecologistas obstetras e melhorar a assistência à saúde da mulher. O compromisso com os princípios éticos e científicos da profissão e o exercício digno da mesma constituem nossos valores. Exercemos o papel de fortalecer e valorizar a nossa especialidade por meio de ações científicas, de defesa profissional e de responsabilidade social. A SOGIMIG se faz presente no interior do estado, pela participação de vice-presidentes e diretores regionais, o que constitui um dos pontos fortes de nossa associação.

Quem perde é quem desiste! Devemos insistir, persistir e jamais desistir. Como disse Cora Coralina: “Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é decidir”. Decidimos sim rever atitudes, nos adequar às mudanças e nos modernizar. Criar e manter ações capazes de preservar o espírito vanguardista de nossa associação. Estamos com o coração renovado nessa atual etapa e ele baterá no ritmo dos anseios dos Ginecologistas e Obstetras e de nossas pacientes. Esse é o nosso compromisso!

Um grande abraço a todos.

Agnaldo Lopes da Silva Filho
11 de dezembro de 2014