Artigos

Febre Amarela: Vacina em Gestantes

O surto de febre amarela tem preocupado a população de Minas Gerais.  A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido pela picada de um mosquito infectado. A transmissão acontece predominantemente no meio rural e está relacionada ao mosquito Haemagogus. No momento não há casos sendo investigados em áreas urbanas, os quais são transmitidos pelo o mosquito Aedes aegypti.  Para quem está localizado nas regiões rurais, a recomendação é procurar um posto de vacinação para que seja imunizado.

Essa vacinação está disponível para toda população das regiões recomendadas e para as pessoas que irão se deslocar para essas áreas. A vacina é recomendada para pacientes acima de 6 meses de idade a 59 anos.

Gestantes não devem receber a vacina

De acordo com a obstetra Inessa Beraldo Bonomi, diretora da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), rotineiramente as grávidas não devem receber a vacina de febre amarela, pois é feita com vírus vivo, que pode ser prejudicial ao bebê. Porém, se a grávida vive em áreas de risco, a vacinação poderá ser indicada a partir do sexto mês de gestação. É um caso especial que deve ser avaliado individualmente por um especialista.

A obstetra salienta ainda que as mulheres grávidas devem evitar viagens para regiões onde haja casos de febre amarela; usar repelentes; priorizar o uso de calças e blusas com mangas compridas; usar telas protetoras nas portas e janelas e eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite também os vírus da dengue, zica e chikungunya.

fale conosco

Entre em contato com a SOGIMIG pelos canais abaixo:

  • Telefone: (31) 3222.6599
  • sogimig@sogimig.org.br
  • Endereço: Av. João Pinheiro, 161, Sala T09, Centro, BH/MG CEP: 30130-180
Ferramentas Médicas

Ferramenta médica

Encontre aqui CID 10, Termos de Consentimento, Tabelas e Fichas.

CLIQUE AQUI

Somente para associados