Artigos

Reprodução assistida é esperança para pacientes diagnosticadas com cânceres ginecológicos

 

Os cânceres ginecológicos podem comprometer a fertilidade. A mulher pode optar pelo congelamento de óvulos e de embriões para garantir o sonho de ser mãe, quando diagnosticada e submetida a tratamentos de quimioterapia e radioterapia. “A opção pelo congelamento de óvulos tem maior preferência, do ponto de vista ético, apresentando um  impacto menor em relação ao de embriões”, explica a diretora da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig) Inês Katerina.

 

O congelamento de óvulos é um processo simples, rápido, demorando de 10 a 15 dias. “A paciente precisa procurar o especialista em reprodução antes de agendar a quimioterapia, para que tenha tempo suficiente para o tratamento, sendo possível iniciar em qualquer dia ciclo”, observa a especialista.

 

O ovário é estimulado num primeiro momento para a retirada dos óvulos e, no laboratório, são congelados. Muitas mulheres podem entrar em falência ovariana, popularmente conhecida como menopausa, conforme a quimioterapia. “O congelamento é um procedimento indicado para qualquer mulher, com qualquer tipo de câncer, que deseje engravidar posteriormente. Obviamente, requer avaliação oncológica para verificar se terá tempo hábil e se o uso das medicações não interferirá no processo da doença”, alerta.

 

A especialista explica que muitas pacientes, submetidas ao processo de fertilização, precisam esperar de 30 a 40 dias para fazer a quimioterapia, Não existe uma idade limite, mas quanto mais jovem, maior a chance do tratamento para engravidar. “É preciso reforçar que não existe garantia de um bebê. Entretanto, trata-se de uma excelente opção para quem está sob tratamento oncológico”, reforça.

 

fale conosco

Entre em contato com a SOGIMIG pelos canais abaixo:

  • Telefone: (31) 3222.6599
  • sogimig@sogimig.org.br
  • Endereço: Av. João Pinheiro, 161, Sala T09, Centro, BH/MG CEP: 30130-180
Ferramentas Médicas

Ferramenta médica

Encontre aqui CID 10, Termos de Consentimento, Tabelas e Fichas.

CLIQUE AQUI

Somente para associados