Você está em: Página Inicial > Sogimig e Sociedade Mineira de Pediatria realizam fórum em conjunto

Sogimig e Sociedade Mineira de Pediatria realizam fórum em conjunto

No dia 21 de outubro, a Sogimig e a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizaram o “Fórum de Prevenção à Violência Sexual na Infância e Adolescência e o Surto da Sífilis”. O evento, realizado no Centro de Convenções e Eventos da AMMG, foi presidido pela pediatra Marisa Lages Ribeiro, presidente da SMP, e pelo ginecologista João Tadeu Leite dos Reis, membro do Comitê de Ginecologia Infanto-puberal da SOGIMIG. O Fórum foi direcionado tanto para profissionais de saúde como para o público em geral, com cinco aulas que abordaram aspectos mais relevantes sobre o tema.

A primeira parte concentrou-se sobre a questão da violência sexual, com três aulas. Foram apresentados dados estatísticos impactantes, que mostram que o abuso sexual acontece independentemente da classe social da criança. Um fluxograma de atendimento a vítimas foi detalhado, explicando como deve ser o acolhimento tanto nos casos que ocorrem em grandes centros urbanos, como nos que ocorrem no interior. E muitos esclarecimentos foram feitos em relação a sinais que devem ser observados para se identificar com mais facilidade um caso de abuso sexual, uma vez que mais de 70% dos casos na infância são intrafamiliares e, até por isso mesmo, subnotificados.

Na segunda parte do Fórum, o problema do surto da Sífilis foi tratado, com duas aulas sobre o tema. A primeira apresentou um panorama do surto atual no País, explicando os diversos estágios da doença e os fatores que concorrem para o aumento do número de casos, especialmente na adolescência. A segunda aula tratou sobre a Sífilis congênita e suas repercussões – a doença é a segunda causa mais comum de perda fetal no mundo.

O conhecimento e a conscientização são os principais recursos para que o abuso sexual na infância e a Sífilis sejam vencidos. É por isso que a parceria entre a Sogimig e a SMP é tão valiosa: permitiu que os dois temas fossem trabalhados com bastante propriedade e de forma acessível. Que seja a primeira de muitas iniciativas em conjunto!

Crédito das fotos: AMMG