Conhecendo o Dr. Frederico José Amedee Peret

Conhecendo o Dr. Frederico José Amedee Peret

Hoje conheceremos mais de perto o Associado  FREDERICO JOSÉ AMEDEE PERET.

Dr. Frederico Peret se graduou no ano de 1993, pela Faculdade de Medicina de Barbacena. Após a conclusão do curso, fez: Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no IPSEMG, Mestrado em Medicina pela UFMG, MBA em Gestão de Serviços de Saúde,  Capacitação em Liderança de Cooperativas pela Fundação Dom Cabral e Sistema OCEMG.

Ele nos conta que o grande motivo de ter escolhido se especializar em ginecologia-obstetrícia foi a inspiração recebida de seu pai, Leonardo Vieira Peret, que foi Ginecologista Obstetra e Professor da Faculdade de Medicina em Barbacena. 

Hoje Frederico reside em Nova Lima e trabalha no serviço do Hospital Vila da Serra em atendimento no consultório e no Serviço de Gestação de Alto Risco e na Gestão da Unimed-BH, tendo sido Superintendente da Maternidade Unimed Grajaú até 2021.

Também atua na área do Cooperativismo de crédito estando, no momento, como  presidente do Conselho Fiscal do Sicoob Credicom.

Atuou no serviço público até 2014 como obstetra na rede FHEMIG (Maternidade Odete Valadares), onde também teve oportunidades na gestão hospitalar. 

Considera a sua Família como o  maior valor na sua vida, como o apoio que recebe e a inspiração na sua trajetória. 

Atividades esportivas – Ciclismo, Natação e Corrida  – e leitura (história , política, gestão e economia) são os Hobbies e atividades extra medicina que gosta.

Perguntado como vê a ginecologia-obstetrícia hoje, Frederico Peret nos conta que  nestes 27 anos de atuação na especialidade, pôde presenciar sob diferentes pontos mudanças importantes como a incorporação de novas tecnologias e uma visão cada vez mais focada na melhor experiência do cliente e seus valores, sem deixar de lado a autonomia do médico dentro de uma estratégia de decisões compartilhadas.  Nossa especialidade deve manter a sua essência embasada na prevenção e promoção da saúde reprodutiva e com visão de longo prazo. Ainda há importantes desafios como a garantia plena dos direitos reprodutivos das mulheres, as assimetrias na assistência obstétrica e a incessante luta na redução da morbidade grave/mortalidade materna e da prematuridade. 

Na SOGIMIG,  iniciou sua trajetória em 1998, participando por duas gestões do Comitê de Gestação de Alto Risco. Após esta etapa foi convidado pelo Dr Sergimar Padovezzi Miranda para integrar a Diretoria no biênio 2001-2002 como Secretário Geral, tendo a oportunidade de liderar a reforma do Estatuto e Regimento Interno alinhado ao Estatuto da AMMG. Permaneceu na Diretoria até 2014, tendo atuado como Secretário, Diretor de Assuntos Comunitários e Diretor Científico (em duas gestões). Foi editor da segunda edição do Manual SOGIMIG de Ginecologia e Obstetricia e neste período atuou também na FEBRASGO como Presidente da Comissão Nacional de Mortalidade Materna e no corpo editorial da Revista Femina. Neste atual biênio está colaborando como membro da Comissão Especializada de Urgências Obstétricas, sendo que foi um dos idealizadores do Curso de Urgências Obstétricas da SOGIMIG.

Entende que ao longo destes 76 anos a SOGIMIG tem se consolidado não só como uma referência na educação continuada dentro da especialidade, mas também na defesa da qualidade assistencial e do melhor cuidado a saúde das mulheres. 

Finalizando,  convido a todos os colegas a juntarem-se  a nós neste propósito de valorizar a nossa especialidade e de promover o melhor cuidado às nossas clientes e suas famílias. Somos 1500 associados juntos, cuidando da Saúde.