Dr. Agnaldo Lopes da Silva Filho

Dr. Agnaldo Lopes da Silva Filho

A prática esportiva tem papel importante em minha vida. Além de “recarregar a energia”, a corrida exige determinação e disciplina, características fundamentais na minha vida profissional. Quando comecei a correr, logo tomei gosto pela prática e me impus como meta enfrentar uma maratona. Correr os 42.195 metros de uma maratona já foi considerado o maior limite da resistência do ser humano. A primeira maratona de que participei foi a de Buenos Aires, em 2008, na qual completei o percurso em 3 horas e 42 minutos. Só quem corre entende a satisfação que tal experiência proporciona.

Como bem resumiu o maratonista Emil Zatopek, apelidado de a “Locomotiva de Praga”, “se você quiser correr, corra uma milha; se quiser experimentar uma outra vida, corra uma maratona”. Cada quilômetro alcançado nos dá força para superar desafos ainda maiores na vida. Dizem que correr uma maratona é fácil, que difíceis mesmo são os treinos. É preciso, mesmo, muita dedicação e determinação para adaptar toda a sua rotina pessoal, que inclui casa, trabalho e família, ao treinamento. A melhor definição que tenho para maratona é desafio, determinação e disciplina, preceitos que devem inspirar todas as áreas da vida. Meu melhor tempo de maratona foi de 3 horas e 21 minutos, na Maratona de Amsterdã.

Em 2012, encarei o “Desafio do Pateta”, na Disney, evento com nome bastante apropriado à sua proposta: uma meia-maratona realizada no sábado, que prossegue com uma maratona na manhã seguinte. Participei de cerca de 15 maratonas ou corridas de longa distância, procuro manter meus treinamentos, sempre de olho na próxima maratona.